Ibicoara: Primeira conferência municipal de educação

Conferência municipal de educação
O Município de Ibicoara-BA realizou nesta quinta-feira (23 de Maio) a sua 1ª Conferência Municipal de Educação com a participação dos membros do conselho municipal de educação (CME), conselho de alimentação escolar (CAE) e conselho do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação (CACS-FUNDEB), professores, pais e alunos da rede pública e particular de ensino de Ibicoara, bem como da rede estadual de ensino, representantes do comércio e igrejas locais, trabalhadores da educação e o poder executivo e legislativo do município de Ibicoara, para a realização da etapa municipal da conferencia nacional de educação (CONAE) e representantes de escolas estaduais e particulares, da sociedade civil, alunos e pais.
Organizada pela Prefeitura de Ibicoara, através da Secretaria Municipal de Educação, teve 470 inscritos e foi realizada na Escolinha Colibri, antigo PETI .
O encontro foi aberto pelo Prefeito Arnaldo Silva Pires e Secretária de Educação Luciana Silva dos Santos, que ressaltou a importância destas discussões para a melhoria da qualidade da Educação em todo país.
Conferência municipal de educação

Conferência municipal de educação
Durante a Conferência foram debatidas as metas e ações do Plano Nacional de Educação, com base no Documento-Referência da II Conferência Nacional de Educação, que teve como tema “O Plano Nacional de Educação na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.
“Através desta Conferência, estamos dando nossa contribuição para um Plano Nacional de Educação, que leva em conta estratégias e projetos com validade para 10 (dez) anos”, lembrou o prefeito.

A Conferência
Após a abertura oficial e leitura do regimento, a Conferência seguiu com palestra sobre Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos como metas do Plano Nacional de Educação, com a Doutora Edi Cristina Mamfroi (UFBA) e Politicas publicas para a superação da violência no ambiente educacional com a Especialista em Gestão Pública Municipal e Projetos Sociais Janiquece Aguiar Silva e a Psicóloga Ana Paula Rios.
Na sequência, os participantes foram divididos em 4 (quatro) grupos para discussão dos colóquios. Nas salas, os grupos leram as propostas do Documento-Referência e discutiram emendas ao documento, apresentadas posteriormente na plenária. As propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual.
(Informações Emerson Rodrygues)/(Fotos: Vinícius Silva/Vinny Publicidade).
Organização: Prefeitura Municipal de Ibicoara-BA / Secretaria de Educação de Ibicoara-BA.